Notícia

Se vai comprar casa, saiba os cuidados para evitar golpe de falso corretor

Tags:
Publicado em: 16/10/2020
Compartilhe

Já pensou juntar dinheiro para comprar uma casa, encontrar um imóvel na internet, visitá-lo, fazer uma proposta, pagar à vista e perceber que tudo não passou de um golpe? Foi isso o que aconteceu com um casal que sonhava em comprar uma casa na praia para construir um hostel e perdeu R$ 55 mil e com outra família que também queria morar no litoral e pagou R$ 65 mil a falsos corretores e dono do imóvel.

O UOL conversou com o presidente do CreciSP (Conselho Regional de Corretores e Imóveis), José Augusto Viana Neto, com o vice-presidente de intermediação imobiliária e marketing do Secovi/SP, Claudio Hermolin, e com o advogado especialista em direito imobiliário Francisco dos Santos Dias Bloch para listar quais cuidados o consumidor deve ter para evitar cair em golpes como o de falsos corretores. Confira mais abaixo:

Verifique o registro do corretor
Peça o número do Creci do corretor ou o nome completo e pesquise se ele tem o registro profissional ativo. Em São Paulo, a consulta é feita pelo site do CreciSP. Também é possível verificar a situação de imobiliárias.

Se o corretor com quem está negociando não quiser mostrar o registro dele, disser que venceu ou que não tem autorização para mostrar, fique atento. Isso é exercício ilegal da profissão.

Cuidado com os documentos
Golpistas conseguem deixar a documentação parecida com a original. Por isso, o próprio comprador ou um especialista de sua confiança deve ir até o cartório de registro de imóveis da região e pedir uma certidão atualizada da matrícula do imóvel. Esse documento mostra todo o histórico do imóvel, como quem foram os donos, por quais valores o imóvel foi vendido e as datas das negociações.

Não faça nenhum tipo de transação sem ver primeiro a documentação do imóvel.

Contrate um especialista
Por ser uma negociação que envolve muito dinheiro e uma vasta documentação que muitas vezes é difícil de interpretar, a orientação é que o comprador contrate um especialista de confiança como um corretor ou advogado para assessorá-lo. Além de emitir todos os documentos necessários, o especialista poderá analisar se aquele imóvel está envolvido em disputa judicial, dívida bancária ou se há algum outro tipo de impedimento de negociação.

Não tenha pressa
Mesmo que o corretor diga que o imóvel está barato, é o último disponível na região, que há outros compradores negociando, não tenha pressa para fechar o negócio. É preciso ser racional e analisar toda a documentação antes de qualquer pagamento.

Converse com vizinhos
Golpistas podem alugar um imóvel por um determinado período, fazer as fotos e colocá-lo para vender sem que o verdadeiro dono saiba. A recomendação é falar com vizinhos e passar em frente ao imóvel em horários diferentes para verificar se há alguma movimentação suspeita.

Imóvel não é seu com uma assinatura só
Em geral, quando se decide fechar o negócio, é feito um contrato de compra e venda, que formaliza a negociação e determina como será o pagamento, que é negociado entre as partes. Depois, é feita a escritura em um cartório de notas. Isso normalmente é agendado e feito em uma sala reservada, com a presença de um tabelião, que vai avaliar toda a documentação. Não acontece no balcão do cartório, por exemplo, apenas com um reconhecimento de firma. Se essa for a proposta do corretor, não feche o negócio.

Quando a escritura fica pronta, é preciso levá-la até o cartório de registro de imóveis para que seja feita a mudança de dono na matrícula. Só então o imóvel está oficialmente em nome do comprador.

Fonte: UOL

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...