Notícia

Você sabia que sogra é para sempre?

Tags:
Publicado em: 1/02/2021
Compartilhe

Por: Leonardo Petró de Oliveira

Sogra é um tema que geralmente rende boas piadas, mas não pense que o título deste artigo é uma delas. Sogro e sogra é para sempre sim! Mas como é possível?

Juridicamente falando, é errado usar o termo “ex-sogra”. Quando ocorre o casamento (ou união estável) e os noivos resolvem juntar as escovas, cada um adquire a família do outro. Chamamos no Direito essa forma de “parentesco civil”.

Para entender melhor, nosso Código Civil, em seu artigo 1.593, estipula dois tipos de parentesco: o civil e o natural.

  • natural é o mais comum, que todo mundo já nasce participando dele. Ele é aquele dos pais e avós, avós e netos, irmãos, tios e os tios e sobrinhos.
  • Já o civil torna as pessoas que não possuem uma ligação biológica entre si em parentes, ou seja, voltando para o personagem principal do artigo, é o que possibilita que sua sogra seja sua parente (que bonito S2). Além de sogra e sogro, fazem parte dessa modalidade por exemplo cunhados e enteados.

Agora vamos imaginar que o casal decidiu que o melhor mesmo é se divorciar ou dissolver a união estável, realizar a divisão de bens e também eventual fixação de pensão alimentícia. Tudo estará resolvido e cada um seguirá seu caminho, certo? Correto, mas a sogra permanece como parente.

E se houver um segundo casamento, a sogra dessa nova união irá substituir a antiga? Não, de forma alguma. Se você vê problemas nisso, imagina a Gretchen que está no seu 17º casamento (pelo menos até o dia 13 de fevereiro de 2017, data de publicação deste artigo).

A explicação para isso está no artigo 1.595§ 2º, do Código Civil, determinando que “na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável”. Traduzindo para o bom português. O parentesco em linha reta não acaba, ao contrário da linha colateral (cunhados). Você até pode acumular sogros, mas cunhados acaba com o divórcio.

Aproveitando, mas não menos importante, apesar dessa ligação eterna, o casamento de genro e sogra não é permitido, conforme o artigo 1.521II, do Código Civil.

Enfim, um assunto até certo ponto polêmico, mas que certamente pode gerar mais uma leva de piadas ao infindável estoque de piadas envolvendo a figura da sogra.

Fonte: Jusbrasil

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...