Notícia

POR QUE É IMPORTANTE FAZER O INVENTÁRIO AINDA QUE O FALECIDO NÃO POSSUA BENS

Tags:
Publicado em: 15/09/2021
Compartilhe
Chegado o fim da série sobre o inventário, após tratarmos sobre os tipos, sua finalidade e importância, hoje explicaremos sobre a obrigatoriedade de sua realização e as consequências ocasionadas pela ausência de abertura do documento
 
Quando a pessoa falece e deixa patrimônio, o inventário é obrigatório, podendo ser judicial ou extrajudicial, conforme ordena o Código Civil, explica Adenilda Costa, especialista em direito de família e sucessões, sócia fundadora da Schmidt & Costa Advogados Associados.
 
Então, quando o indivíduo falece sem deixar bens, não seria necessário o inventário, certo? Errado. Em um quadro pior, quando a pessoa falece e deixa somente dívidas ou obrigações, é necessário que seja feito um inventário negativo, a fim de evitar que os credores do falecido ajuízem ações diretamente contra os herdeiros acreditando terem estes recebido alguma herança.
 
Ivone Zeger, advogada especialista em direito de família e sucessões, autora de obras como Família: Perguntas e Respostas e Herança Perguntas e Respostas, alerta aos herdeiros que havendo dívidas do falecido, eles não são responsáveis pelo pagamento delas com seu próprio dinheiro, devendo o espólio responder pelas dívidas do finado.
 
De acordo com a lei civil, o prazo para abrir o inventário é de 60 dias, a contar da data do falecimento do indivíduo. O não cumprimento desta regra sujeita à multa de 10% sobre o valor do ITCMD, um tributo estadual.
 
“O valor da multa varia conforme estipulado pelos estados. Contudo, quanto maior for o atraso para realização do inventário, maior é o valor da multa, já que se excedidos 180 dias do prazo para abertura da sucessão, a multa tem um acréscimo totalizando 20% do valor do imposto”, acrescenta Ivone.
 
Considerando o aumento do número de mortes em razão da pandemia de Covid-19, Adenilda conta que entrou em vigência a Lei 14.010/2020, estabelecendo algumas diretrizes, prazos e exceções no âmbito do direito privado. Quanto ao inventário e partilha, determinou que todas as sucessões abertas a partir de 1º de fevereiro de 2020 tivessem seu termo inicial estendido para 30 de outubro de 2020. Atualmente, vencida essa data, os prazos voltaram a contar normalmente, ou seja, permanece o prazo de 60 dias para abertura do inventário, contados a partir do falecimento do de cujus.
 
Se eu não fizer o inventário, terei prejuízos?
 
A possibilidade de prejuízo é evidente, pois enquanto não for feito o inventário, os bens deixados pelo falecido não poderão ser transmitidos oficialmente aos herdeiros. “A herança poderá ser bloqueada automaticamente e os herdeiros ficarão impossibilitados de realizar qualquer transação bancária, levantamento de valores dentre outros em nome do morto”, explica Adenilda.
 
Ivone também conta como consequência da ausência do inventário, a impossibilidade do cônjuge sobrevivente ou companheiro contrair um novo matrimônio. Isso porque, visto que até que todos os atos do inventário sejam celebrados ele não pode oficiar nova união, a fim de não trazer prejuízo aos herdeiros, conta Ivone.
 
Se o inventário não for realizado, ainda que mínimo, há o risco de se perder a herança. Então, será necessário que o inventário seja impulsionado por um terceiro, alguém ou alguma instituição financeira credora do espólio.
 
Nesse caso, um terceiro abre o inventário, satisfaz seu crédito junto ao espólio e o deixa na forma como está, ou seja, o que restou dos bens. A partir daí o juiz declara jacente a herança, nomeando um curador para administrar os bens do morto até que alguém apareça para reclamar. Transcorrido um ano sem que ninguém se habilite no inventário, a herança será declarada vacante.
 
“Após transcorridos cinco anos da data do óbito e tendo ocorrido todos os procedimentos acima, não tem mais solução, a herança será perdida para a Fazenda Pública”, explica Adenilda.
 
O prazo para abertura do inventário venceu. E agora, o que fazer?
 
Nesse caso, a situação pode estar bastante complicada, pois o falecido pode ter deixado dívidas e o inventário é o procedimento que dá publicidade a existência ou não de bens, alerta Adenilda.
 
Caso não haja bens, como dito anteriormente, é importantíssimo a realização de inventário negativo, pois será a forma adequada de se prevenir quanto a eventuais ações de cobrança contra os herdeiros. Diferentemente, caso existam bens a inventariar, o ITCMD é o imposto que deverá ser pago, e em caso de atraso no inventário, poderá incidir multa com valor progressivo, como já explicamos.
 
“Além disso, muitas vezes não se sabe se o falecido deixou um testamento e é preciso se buscar, é uma necessidade o inventário para isso. Ainda, para qualquer coisa que se queira fazer, até mesmo o pagamento de uma conta que esteja em nome do falecido, é necessário um alvará concedido pelo juiz, a fim de não caracterizar fraude, sendo imprescindível o inventário para tanto”, aconselha Ivone.
 
Portanto, se você se encontra nesta situação, as advogadas orientam que seja procurado um advogado ou a defensoria pública imediatamente para que orientem os herdeiros quanto à melhor solução de acordo com o caso.
Fonte: Sempre Família

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...