Notícia

Pandemia faz crescer número de divórcios no Grande ABC

Tags:
Publicado em: 26/01/2021
Compartilhe

Cresceu 10,37% o número de divórcios no Grande ABC entre 2019 e 2020, segundo dados do CNB-SP (Colégio Notarial do Brasil – Secção São Paulo), associação que congrega os cartórios de notas paulistas. Esse número que colaborou para que o Estado batesse recorde de separação de casais.

Na região, subiu de 1.254 para 1.384 o montante de pedidos de separação, conforme a instituição, no ano de pandemia de Covid-19, quando as pessoas foram forçadas a ficar em casa, uma das medidas recomendadas para frear o avanço do vírus.

No Estado, 17.228 pessoas recorreram aos divórcios, volume 4% maior do que o registrado em 2019. No País, o contingente também é alto: 43.859. Em 2019, segundo o CNB-CF (Conselho Notarial do Brasil – Conselho Federal), haviam sido computadas 38.174 separações.

São Bernardo é a quinta cidade com maior número de dissoluções matrimoniais no Estado em 2020, somando total de 459. Está atrás apenas da Capital (5.260), Campinas (702), Ribeirão Preto (510) e Guarulhos (469). Entre as dez cidades com mais divórcios no ano passado, ainda está Santo André, na nona colocação, com 445 separações.

Regina Cardoso (a entrevistada pediu para ter o nome alterado), 27 anos, é uma das que integram a lista. Ela se divorciou no primeiro semestre de 2020, após nove anos de relacionamento, sendo três deles de casada no papel.

A são-bernardense, que hoje vive em Santo André, começou a sentir o descontentamento na relação no fim de 2019. “A gente sempre saia com os amigos. Às vezes eu queria sair só nós dois e não dava. O foco sempre era a amizade. A gente acabou não tendo nossos momentos e acabamos nos perdendo”, explica.

“Comecei a entender meus sentimentos, mas a gente sempre acha que não está acontecendo conosco. No fim do ano (2019) ficou mais claro e tomei decisão durante um evento específico”, comentou. “Decidi em fevereiro e o término foi no começo de abril. Só foi o tempo de eu voltar para a terapia para me preparar”, adicionou.

Regina acreditava não ter força emocional suficiente para seguir adiante com a separação, por isso, diz que as sessões com psicólogo ajudaram a se fortalecer e conseguir ir adiante com sua decisão.
“Meu psicológico é um pouco baixo. Me preocupo muito com os outros e esqueço de mim. Ele (ex-marido) é muito bom emocionalmente, no jogo das palavras. Sabia que precisava estar com a cabeça boa para receber tudo o que ele iria falar e poder rebater. Não podia ficar pensando nele e desistir de fazer tudo”, avaliou. “Entrei de home office, do meio para o fim de março, e me separei no início de abril”, citou Regina sobre o volume de mudanças repentinas em sua rotina. O casal não tem mais contato. “Hoje sou muito, muito feliz”, completa ela.

O mês com maior taxa de dissoluções no relacionamento foi julho, com 163 casos no Grande ABC. O número seguiu a tendência estadual, que colocou o mês como o ápice no volume de divórcios: 1.916, o que representa aumento de 40% se comparado ao mesmo período do ano anterior.

“Os dados computados pelos tabelionatos paulistas são números que nos levam a crer que a pandemia teve influência sobre os casais. Desde maio, quando o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) autorizou a realização de todos os atos notariais por videoconferência, estamos notando demanda crescente por este serviço”, afirma Andrey Guimarães Duarte, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo e titular do 4º Tabelião de Notas de São Bernardo.

A pandemia da Covid-19 foi o estopim para a vendedora Sueli Andrade (ela também pediu para ter o nome alterado), 40, de São Bernardo, mudar de vida. A relação de 15 anos, sendo a última década de casada, já não caminhava bem. “Problemas financeiros apareceram nos últimos anos e com isso as discussões surgiram”, relata.

Segundo a vendedora, o casal tentou várias vezes apaziguar os ânimos e seguir adiante. Por um tempo funcionou, admitiu. “Mas no último ano, com os dois em casa por mais tempo, tudo piorou e começamos a perder o carinho. Em agosto, depois de uma dura conversa, resolvemos seguir nossos caminhos. Como não temos filhos, ficou mais fácil. Depois disso, nunca mais nos falamos.” 

Fonte: Diário do Grande ABC

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...