Notícia

FINANCIAMENTO DE IMÓVEL: VEJA DICAS PARA EVITAR SURPRESAS DESAGRADÁVEIS

Tags:
Publicado em: 7/12/2021
Compartilhe
Muita gente possui o sonho da casa própria e busca planejar-se para fugir do aluguel. Quem pretende iniciar um financiamento imobiliário, porém, deve levar em consideração que a taxa básica de juros, Selic, deve aumentar ainda mais nos próximos meses.
 
Atualmente em 7,75% ao ano, a Selic deve ser aumentada nesta terça-feira (7), quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realiza a última reunião do ano. O mercado financeiro espera que, para combater a alta da inflação, a Selic chegue em 9,25% ao ano.
 
Com a alta dos juros, torna-se ainda mais caro financiar o imóvel próprio.
 
O G1 elaborou uma série de dicas para quem pretende comprar um imóvel nos próximos meses.
 
Confira:
 
1 – Quem pretende comprar um imóvel novo só pode financiá-lo no banco ao pegar o Habite-se, documento que regulamenta o imóvel municipalmente, após a conclusão da obra. Portanto, quem comprar um imóvel ainda na planta pode ter que pagar juros mais altos do que no momento da aquisição.
 
2 – O metro quadrado nos grandes centros urbanos são sempre mais caros do que em bairros um pouco mais distantes. Vale a pena procurar bairros “alternativos”, mas é importante observar transporte público e o tempo de deslocamento a trabalho, escola, etc.
 
3 – Quem estiver em dúvida entre uma casa ou um apartamento deve levar em consideração que, embora não tenha custos relativos a condomínios, casas são opções com menos segurança dependendo do local.
 
4 – É importante checar a situação legal do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis no qual foi matriculado. Com a Certidão de Ônus Reais é possível verificar possíveis dívidas do imóvel a ser comprado.
 
5 – O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser resgatado à compra de imóveis.
 
6 – Quem for comprar um imóvel também deve se preparar a alguns custos adicionais no ato da aquisição: Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Escritura de imóvel (se comprado à vista), Registro de imóvel e avaliação bancária (se financiado).
Fonte: Istoé Dinheiro

Leia também

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA
Notícia

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...

STJ MARCA SESSÃO PARA CASO DE MULHER QUE QUER BENS DA ESPOSA DO AMANTE
Notícia

STJ MARCA SESSÃO PARA CASO DE MULHER QUE QUER BENS DA ESPOSA DO AMANTE

Julgamento está marcado para a próxima terça-feira (14/12), depois de TJ/RS ter dado ganho de causa para a amante A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça pautou para próxima terça-feira (14/12), às 14h, o julgamento de um recurso no qual a mulher pede partilha...

POSSO DEIXAR MINHA HERANÇA PARA QUEM EU QUISER? SAIBA O QUE DIZ A LEI
Notícia

POSSO DEIXAR MINHA HERANÇA PARA QUEM EU QUISER? SAIBA O QUE DIZ A LEI

Será preciso observar quem são os “herdeiros necessários” Herança é um assunto bem delicado e, não raro, é motivo de muitas discussões e brigas em família. Deixar um testamento pode facilitar muito e evitar algumas rusgas, contudo é preciso estar ciente de que há...