Notícia

Diário do Grande ABC: pandemia afeta registros de união estável

Tags:
Publicado em: 7/10/2020
Compartilhe

O número de registros de uniões estáveis em cartórios diminuiu em 12,4% no Grande ABC de maio a agosto de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Foram 429 registros este ano, contra 490 em 2019. A queda está diretamente associada  com  a pandemia. Apesar de os cartórios terem permanecidos abertos e oferecendo o serviço, as pessoas evitaram sair de casa e prolongaram  a formalização.

Os dados, que foram levantados pelo CNB-SP (Cartório Notarial do Brasil – Seção São Paulo) a pedido do Diário, apresentam queda em pelo menos cinco das sete cidades, com exceção de São Bernardo e  São Caetano, onde houve aumento no período. Em Diadema, as formalizações caíram significativamente, de 46 em 2019, para apenas sete neste ano – confira os dados completos das cidade na tabela.

O vice-presidente do CNB/SP e responsável pelo 4º Tabelião de Notas de São Bernardo, Andrey Guimarães Duarte, disse que sentiu a queda desde o início da pandemia e reforçou que os cartórios continuaram atendendo mesmo com adaptações, para evitar aglomerações eo contágio do coronavírus. “Além dos atendimentos com hora marcada eo distanciamento,   implantamos (entre maio e junho) plataforma que permitiu que fizéssemos os atendimentos por videoconferência, o que ajudou nessa demanda reprimida que se acumulou nos primeiros meses de pandemia”, explicou. A plataforma implantada é a E-notariado, na qual o munícipe precisa realizar o agendamento pelos cartórios, e depois, seguir com o atendimento pelo serviço on-line.

O especialista acredita que as formalizações neste período foram caracterizadas pelos casais que ficaram mais próximos por causa do isolamento físico, o que impulsionou a união formal. “A união também oferece à pessoa que deseja entrar como dependente do plano de saúde do companheiro ou companheira, por exemplo, já que após a formalização é possível indicar a pessoa como beneficiária”, detalha Andrey. Para o último trimestre do ano, o vice-presidente acredita que pode ocorrer aumento nesses  dados.

Já com relação à queda das formalizações de 2018 para 2019, o vice-presidente acredita que não houve nenhum motivo em específico. “Não houve nenhuma alteração legislativa ou mudança no atendimento, igual ocorreu com a Covid, foi realmente tendência de queda se compararmos com os demais anos”, finaliza.

DIVÓRCIOS

Em contrapartida, em agosto, de acordo com o levantamento do CNB-SP, o número de divórcios  lavrados em  cartórios aumentou em 46,2% no Grande ABC, nos meses de junho e julho de 2020 – de 195 para 285 – se comparado com os mesmos meses de 2019. O aumentoé atribuído a um represamento dos atos devido ao período da pandemia.

De acordo com as informações publicadas pelo Diário na época, a advogada especialista em direito familiar Juliana Almeida pontuou que a decisão do divórcio está ligada com a questão do desemprego, especialmente com as mulheres, que foram mais afetadas.

Fonte: Diário do Grande ABC

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...