Notícia

AGOSTO DE 2021 FOI O MÊS COM MAIOR NÚMERO DE DIVÓRCIOS NA HISTÓRIA DO ALTO TIETÊ, APONTA LEVANTAMENTO

Tags:
Publicado em: 20/09/2021
Compartilhe
Aumento foi de 106,8% em relação à média do mês nos últimos 14 anos. Número de casamentos também cresceu em comparação ao ano passado, mas de forma menos expressiva
 
O Alto Tietê registrou um recorde no número de casamentos que chegaram ao fim, oficialmente, em agosto de 2021. Ao todo, foram 60 divórcios extrajudiciais ao longo do mês, em meio à pandemia da Covid-19, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil (CNB/SP).
 
Esse é o maior número desde de 2007, quando foi instituída a Lei 11.441/07, que permitiu a realização do ato em comum acordo. O total é 106,8% superior do que a média do mês nos últimos 14 anos e indica um aumento de 39,5% em relação ao total registrado em agosto do ano passado.
 
A região já havia alcançado um número inédito no primeiro semestre desse ano, com crescimento de 84,5% em relação à série histórica. Para a CNB, a alta pode estar relacionada à pandemia, pois, além dos casais estarem mais sujeitos a crises, os divórcios passaram a ser realizados pela internet.
 
Na comparação com 2020, o número de casamentos também teve aumento. No entanto, a diferença foi de apenas 14,9%. Já em relação ao mês anterior, houve redução de 4,5% (confira mais detalhes abaixo).
 

 
Na comparação entre cidades, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba lideram com os maiores aumentos em relação ao ano passado. Foram 66,6% a mais em cada.
 
Na sequência, Suzano registrou 62,5% divórcios a mais, enquanto Mogi das Cruzes teve uma elevação de 40,9%. Arujá e Guararema também tiveram aumento, passando de 0 para 1 neste ano.
 
Biritiba Mirim e Santa Isabel foram os únicos municípios com redução no índice. Já Poá e Salesópolis não tiveram alteração.
 

 
Casamentos também cresceram
 
De 603 matrimônios registrados nos cartórios em agosto de 2020, a região passou para 693 neste ano, de acordo com a Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
 
Guararema lidera com o maior aumento: quase sete vezes mais casamentos do que no ano passado. Em seguida está Arujá, com um crescimento de 81,8%. Em Santa isabel a elevação foi de 53,8%.
 
Itaquaquecetuba e Salesópolis registraram aumentos de, respectivamente, 35,1% e 33,3%. Em Biritiba e Suzano foram 7,1% e 3,4% a mais. Somente Ferraz de Vasconcelos e Poá tiveram diminuição.
 

 
Crise no casamento e divórcio mais fácil
 
Em entrevista ao G1 o início do mês, o tabelião de notas Arthur Del Guercio Neto, do cartório de Itaquaquecetuba, comentou que as mudanças na convivência podem ter influência no aumento de divórcios. Fatores como o desemprego e a tensão emocional provocada pela Covid-19 também podem explicar o cenário.
 
“As pessoas viviam um ritmo de vida tão complexo que, muitas vezes, saía de casa para trabalhar de manhã e voltava a noite. Acabava tendo um contato de segunda a sexta com o marido, com a mulher, até com filhos, brevemente no final da noite”, comenta.
 
“Eu agregaria a isso o momento difícil, porque é um momento de tensão e não é todo mundo que suporta bem. Muita gente perdeu o emprego, muita gente ficou sem ter o que fazer. Isso, infelizmente, acaba levando ao término”, completa.
 
Outro ponto de destaque é a facilidade em realizar o divórcio. Segundo Arthur, os cartórios já faziam o procedimento de forma rápida. Porém, com a pandemia, o setor começou a atender de forma remota o que permite que qualquer pessoa solicite o serviço sem sair de casa.
 
“Hoje a pessoa não precisa nem se deslocar até o cartório para fazer o divórcio. ela consegue fazer tudo pela plataforma do e-Notariado, que é bem moderna e dinâmica. com a facilidade, você tem um volume grande [de divórcios]”.
 
Nos casos em que há consenso entre as partes, o divórcio pode ser realizado direto no cartório de notas. O procedimento deve ser acompanhado por um advogado e é preciso apresentar certidão de casamento, documento de identidade, CPF, além de informações sobre endereço, profissão e bens.
 
Na escritura, as partes podem incluir detalhes sobre todo e qualquer assunto que será afetado após o fim do matrimônio, incluindo questões de bens e a guarda de animais de estimação, por exemplo.
 
Após esse processo, com a entrega e assinatura dos documentos, o divórcio pode ser concluído imediatamente, dependendo dos objetos envolvidos, mesmo que ocorra pela internet. “É muito raro um divórcio demorar mais de uma semana. É muito rápido. Tem casos que eu atendo no dia mesmo”.
Fonte: G1

Leia também

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

5° Congresso Ibradim de Direito Imobiliário

Este ano realizaremos o 5º Congresso Ibradim de Direito Imobiliário, no formato presencial, nos dias 18 e 19 de agosto, no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, com transmissão ao vivo. Serão dois dias com painéis em 3 salas simultâneas e dezenas de painelistas...

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

SAIBA COMO REALIZAR INVENTÁRIO ONLINE DE FORMA SEGURA

Saiba como realizar inventário online com segurança jurídica Inventário com herdeiros localizados em municípios diferentes, inclusive no estrangeiro, poderá ser realizado online com toda segurança jurídica, sem a necessidade de deslocamento a cartórios ou...